Donald Trump, aos 78 anos, conquistou nesta quarta-feira (6) o posto de 47º presidente dos Estados Unidos. Quatro anos após sua derrota para Joe Biden, o republicano retorna à Casa Branca. Ele estará à frente novamente da maior potência militar do mundo.
Assim, mesmo com quatro processos em andamento e uma condenação, o ex-magnata do mercado imobiliário conseguiu reestruturar e mobilizar sua base eleitoral. Durante uma campanha marcada por discursos inflamados, Trump enfrentou uma tentativa de assassinato, um tiro na orelha e sua condenação, mas seguiu em frente até garantir a vitória.
LEIA MAIS:
- Hospital de Pronto Socorro de Canoas receberá mais de R$ 10 milhões em investimentos
- Adeus Zé Gotinha? Vacina para crianças não será mais em gotas
- Trabalhadores recebem depósitos com valores adicionais do FGTS; Entenda
Dessa forma, Trump se torna o primeiro presidente americano a ocupar o cargo com uma condenação criminal. Em maio, um Tribunal de Nova York o considerou culpado em 34 acusações ligadas a pagamentos para uma ex-atriz pornô, que visavam manter o relacionamento em segredo.
Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos: atentados e confrontos
Em julho, durante um comício nos Estados Unidos, agentes do Serviço Secreto retiraram Trump do palco às pressas após o som de disparos. Ele colocou a mão na orelha direita, abaixou-se atrás do palanque e logo os agentes o cercaram, com sangue visível em sua orelha.
Outro episódio tenso ocorreu em setembro, quando um tiroteio irrompeu no campo de golfe de West Palm Beach, na Flórida, perto do resort de Mar-a-Lago, onde Trump residia. O candidato republicano estava no local, mas saiu ileso.