22.2 C
Canoas
21 de novembro de 2024

“Rio Grande do Sul poderá se tornar inabitável”, alerta meteorologista

Para o metereologista é necessário combater o desmatamento e a emissão de gases na atmosfera para tentar reverter a atual situação

O 4º Summit Ambiental Internacional, promovido pelo Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, teve como discussão principal, a grave ameaça do aquecimento global. Especialistas em saúde e meio ambiente se reuniram para discutir soluções.

Carlos Afonso Nobre, um dos maiores meteorologistas do Brasil e ganhador do Prêmio Nobel da Paz foi um dos palestrantes.

LEIA MAIS:

Rio Grande do Sul pode se tornar inabitável

Contudo, o meteorologista alertou para as consequências devastadoras do aquecimento global. Ele citou as enchentes no Rio Grande do Sul como exemplo dos eventos climáticos extremos.

Segundo o cientista, a temperatura global já aumentou significativamente e, se as emissões de gases de efeito estufa não forem drasticamente reduzidas, o estado do Rio Grando do Sul pode se tornar inabitável.

Além disso, para Nobre, é necessário combater o desmatamento e a emissão de gases na atmosfera para tentar reverter a atual situação.

Dados alarmantes 

Nobre apresentou dados preocupantes como:

  • Aumento do nível do mar
  • Derretimento das geleiras
  • Aumento da frequência e intensidade de ondas de calor

Além disso, ele destacou que idosos, crianças e populações de baixa renda serão os mais afetados pelas mudanças climáticas. Nobre defende que o país tem potencial para liderar a luta contra a crise climática com políticas públicas de resiliência e adaptação climática.

Compromisso com sustentabilidade

O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, reforçou o compromisso da instituição com a sustentabilidade e práticas responsáveis.

.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!