Canoas será sede, a partir do próximo domingo (10), da 6ª edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos. O evento reunirá cerca de 1.000 surdoatletas de 18 países que disputarão 12 modalidades.
Esta será a segunda edição do evento no Brasil. De acordo com o presidente do Comitê Organizador (OC) do Pan-Americano, Alexandre Dale Couto, os jogos são muito importantes para o surdodesporto.
LEIA MAIS:
- Tradicional cerveja do Rio Grande do Sul deixará de ser fabricada
- Empresa de Canoas que teve estrutura colapsada na enchente recebe R$ 149 milhões para reconstrução
- Bug no Nubank permite que clientes saquem R$ 1 mil mesmo sem limite
“Os Jogos Pan-Americanos de Surdos são um evento crucial que merece ser valorizado, pois oferece visibilidade e apoio aos surdoatletas de diversos países. Há uma grande disposição da ULBRA em sediar o evento, que é uma oportunidade importante para realizar eliminatórias em modalidades coletivas como Futebol, Vôlei e Futsal. Além disso, a realização desse evento pode fortalecer os surdoatletas, permitindo um treinamento regular e elevando seu nível de desempenho para competições futuras.”
A presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, destaca a importância do evento, em especial, para o desenvolvimento do Surdodesporto brasileiro. “Estamos muito felizes por sediar em nosso País, novamente, um evento internacional de grande relevância para o Surdodesporto, em especial, do Brasil, que vem se destacando muito no cenário internacional.”
Canoas reberá os Jogos Pan-americanos de Surdos: Saiba mais sobre o evento
A cerimônia de abertura será realizada às 16h do próximo domingo no Ginásio da Ulbra, em Canoas. Por fim, a solenidade de encerramento está prevista para ocorrer no dia 16 de novembro, em local ainda a ser definido.
Quais serão as modalidades disputadas?
- Atletismo (M | F)
- Badminton (M | F)
- Basquete 3×3 (M)
- Futsal (M | F)
- Futebol (M)
- Karatê (M)
- Natação (M | F)
- Taekwondo (M | F)
- Tênis (M)
- Tênis de mesa (M | F)
- Vôlei (M | F)
- Xadrez (M | F)
Confira os países participantes:
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Canadá
- Chile
- Costa Rica
- Colômbia
- Cuba
- Equador
- Estados Unidos
- Jamaica
- México
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- República Dominicana
- Trinidad & Tobago
- Venezuela