18.6 C
Canoas
04 de dezembro de 2024

Governo Federal amplia prazo para pedir Auxílio Reconstrução; Entenda

O prazo para solicitar recursos no Auxílio Reconstrução dobrou; A medida atende todos os municípios do Rio Grande do Sul

O prazo para solicitar recursos no Auxílio Reconstrução dobrou, passando de 15 para 30 dias corridos. Desde a última segunda-feira (4), interessados podem requisitar uma nova avaliação para receber o benefício até 4 de dezembro.

A nova regra, oficializada por uma portaria publicada na última sexta-feira (8) no Diário Oficial da União, busca facilitar o acesso ao auxílio.

LEIA MAIS:

A medida atende todos os municípios do Rio Grande do Sul com cidadãos habilitados a receber o benefício. O auxílio destina R$ 5,1 mil a cada família diretamente afetada pela enchente de maio no Estado. Atualmente, 326.732 famílias gaúchas ainda não receberam o pagamento devido a problemas na documentação ou ausência de resposta do governo federal.

Governo Federal amplia prazo para Auxílio Reconstrução: entenda

A decisão de ampliar o prazo surgiu após prefeituras gaúchas questionarem a viabilidade do prazo original. A prefeitura de Porto Alegre, inclusive, enviou um ofício ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, alertando que o prazo inicial seria impraticável para concluir o processo.

Fique atento

Além do novo prazo, a portaria atualiza as exigências para comprovar residência. Agora, não será mais necessário que o documento de comprovação seja autenticado pelo prefeito do município. Apenas a assinatura de um agente público, após uma visita in loco, será suficiente para validar o endereço informado.

Como solicitar

Quem desejar iniciar o recurso pode procurar a prefeitura de seu respectivo município, munido de documentos que comprovem o direito ao benefício. Após o protocolo, a prefeitura irá encaminhar a solicitação pelo módulo de “recurso” no sistema do Auxílio Reconstrução.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!