O senador Paulo Paim (PT) confirmou que não será candidato nas eleições de 2026. Morador de Canoas, o político informou a decisão em reunião com a executiva estadual do partido na última segunda-feira (11).
Durante a reunião, Paim destacou sua extensa trajetória política. Ele já cumpriu quatro mandatos como deputado federal e está finalizando o terceiro como senador. Na prática, de forma ininterrupta, o político está há 40 anos cumprindo mandatos.
LEIA MAIS AQUI:
- Quais são os benefícios do Bolsa Família para as famílias
- Saiba o que diz PEC que quer acabar com escala 6X1
- Saiba quando alunos da rede estadual vão receber uniformes
Em carta encaminhada para a imprensa, a assessoria de Paim destacou a trajetória dele em temas como salário mínimo e a garantia de direitos para trabalhadores e aposentados (leia na íntegra abaixo).
Carta de Paulo Paim para a imprensa
“Em encontro com a executiva do PT/RS, nesta segunda-feira (11), o senador Paulo Paim confirmou, como havia anunciado em 2022, que não será candidato em 2026.
Ele destacou sua extensa trajetória política, que inclui quatro mandatos como deputado federal e três como senador. Constituinte em 1988, Paim teve papel ativo na elaboração da Constituição Cidadã, destacando-se na defesa dos direitos sociais.
Os participantes do encontro recordaram momentos importantes de sua carreira e ressaltando seu trabalho na criação de leis que impactaram profundamente a vida dos brasileiros, como os Estatutos do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Juventude e da Igualdade Racial.
Foram destacados os esforços do senador na luta pelo salário mínimo digno, pelos direitos dos trabalhadores e dos aposentados e pensionistas e no combate aos preconceitos e ao racismo. Em sua fala, Paim reforçou a importância de uma Frente Ampla pelo Brasil, projeto que vem sendo construído ao longo dos anos, com o objetivo de unir forças em prol do bem comum.
Além disso, o Senador também aproveitou a ocasião para reiterar sua defesa da Previdência Pública e dos direitos dos trabalhadores do campo e da cidade. O reconhecimento ao seu trabalho veio em forma de aplausos, lembranças e agradecimentos dos presentes.
Encerrando sua fala, Paim deixou três recomendações que considera fundamentais:
Construir uma Frente Ampla;
Manter a humildade;
Defender causas, e não coisas e interesses pessoais.
O evento foi um momento de celebração da trajetória de Paulo Paim e de reafirmação do seu compromisso com a defesa dos direitos sociais e da democracia.”