29 C
Canoas
15 de novembro de 2024

Escala 6×1: manifestantes protestam em shopping de Porto Alegre

Manifestantes se reuniram em um shopping de Porto Alegre para protestar pela escala 6x1 pedindo melhores condições de trabalho

Manifestantes se reuniram em um shopping de Porto Alegre para protestar pela escala 6×1. O ato, que atraiu centenas de pessoas, integrou uma mobilização nacional organizada por sindicatos e movimentos sociais.

Dessa forma, os manifestantes exibiram cartazes pedindo condições de trabalho mais humanas e exigindo a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe mudanças na jornada de trabalho. “Queremos equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A escala 6×1 é insustentável”.

LEIA MAIS:

O que diz a PEC da escala 6×1?

Assim, a PEC que visa acabar com a escala 6×1 foi apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) e já mobiliza milhões de brasileiros. Dessa forma, a proposta sugere a redução dos dias de trabalho e o aumento do período de descanso semanal, buscando uma nova configuração para a jornada laboral no país.

Na última quarta-feira (13), a PEC alcançou o número mínimo de 194 assinaturas para iniciar sua tramitação na Câmara dos Deputados. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisará o texto e verificará sua admissibilidade. Se aprovar a proposta, ela seguirá para uma comissão especial antes da votação no plenário.

Mobilização cresce nas ruas e nas redes

Além disso, a proposta, elaborada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), já conta com mais de 1,6 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado online. O movimento argumenta que a escala atual compromete a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

“A mudança é urgente. Trabalhar seis dias e descansar apenas um não é qualidade de vida”, disse Rick Azevedo, fundador do VAT.

Enquanto a PEC avança no Congresso, os protestos desta sexta-feira reforçam a pressão popular por melhores condições de trabalho. Assim, em Porto Alegre e em outras capitais, o feriado foi marcado por um forte apelo por mudanças.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!