Um buraco com cinco metros de profundidade, que surgiu na tarde deste domingo (17) no km 46 da Freeway, próximo a Glorinha, trouxe caos ao trânsito no retorno do Litoral para a Região Metropolitana. O incidente, que aconteceu por volta das 16h30min, causou um congestionamento superior a 40 quilômetros no início da noite, paralisando completamente a autoestrada.
LEIA MAIS:
- Carro capota em acidente em Canoas
- Bombeiros combatem fogo em avenida de Canoas
- Motociclista morre após colidir com ônibus
Freeway pode ser totalmente bloqueada por buraco de cinco metros de profundidade: equipes trabalham no local
Desde a manhã desta segunda-feira (18), equipes da CCR ViaSul realizam reparos no local. Dessa forma, a empresa, responsável pela administração da rodovia, informou que o buraco foi causado pelo deslocamento de terra em uma área onde passa uma tubulação de água, localizada a cinco metros de profundidade. No entanto, as causas exatas ainda estão sendo investigadas.
Possibilidade de bloqueio total da freeway
Assim, com o tráfego já impactado, a CCR ViaSul não descarta a necessidade de bloquear completamente a freeway, caso as condições no local se agravem. Atualmente, o trânsito no sentido Litoral x Capital foi desviado para o acostamento interno, enquanto no sentido contrário (Capital x Litoral), duas faixas operam em contrafluxo entre os quilômetros 45 e 48. Os motoristas que seguem para a Região Metropolitana utilizam apenas a faixa da esquerda.
Impacto no tráfego
Além disso, a situação exige atenção redobrada dos motoristas, especialmente nos trechos de contrafluxo. Apesar das dificuldades, a CCR ViaSul afirmou que não existe obrigação de suspender a cobrança de pedágio durante as obras.
Dessa forma, com o risco de bloqueio total, motoristas devem se preparar para mudanças abruptas no trânsito e buscar rotas alternativas.