Porto Alegre bateu no último domingo (18) um novo recorde de temperatura em 2024. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o calor medido às 21h pela estação meteorológica do Jardim Botânico era de 37,6°C.
Ainda, conforme o INMET, o recorde anterior de maior temperatura havia sido registrado nos dias 14 e 20 de março. Nas datas, os termômetros chegaram a marcar 37,1°C.
LEIA MAIS:
- Defesa Civil do RS alerta para chuva de até 250mm nos próximos dias
- Caravana de Natal da Coca-Cola distribuirá cestas básicas a cidades atingidas pela enchente
- Rio Grande do Sul tem alerta de temporal com vento forte e queda de granizo
Além disso, Porto Alegre foi a terceira capital mais quente do Brasil no domingo. A capital gaúcha perdeu apenas para Boa Vista que registrou máxima de 38.6°C e Teresina onde os termômetros alcançaram 38°C.
Porto Alegre tem novo recorde de temperatura em 2024: calorão em todo o Estado
Além de Porto Alegre, mais cidades gaúchas ficaram entre as 10 maiores temperaturas do Brasil. Campo Bom registrou temperatura máxima de 39°C. Já em Teutônia, no Vale do Taquari, os termômetros alcançaram 38,5°C.
Rio Grande do Sul em alerta para o aumento da chuva
Conforme a Climatempo, o Rio Grande do Sul está em atenção para ao risco de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. A previsão é que a condição climática atinja todas as regiões do Estado ao longo desta segunda-feira (18).
De acordo com a previsão, uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e irá cruzar com o ar muito quente que está sobre o Estado. O impacto facilitará a formação de nuvens bastante carregadas.
Além disso, com o aumento da nebulosidade e previsão de pancadas de chuva, as temperaturas já não serão tão altas nesta segunda no comparativo com as do final de semana. Porém, a sensação seguirá sendo de abafamento.
Por fim, a previsão do tempo indica que a semana será marcada pela instabilidade no Rio Grande do Sul.