O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta terça-feira (19), um alerta de perigo para chuvas intensas que deve durar até o meio-dia da próxima quarta-feira (20). A previsão indica precipitação entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h.
O aviso destaca riscos significativos para diversas regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, exigindo atenção redobrada da população.
LEIA MAIS:
- Governo do Estado paga última parcela de benefício de R$ 2,5 mil para vítimas da enchente
- MetSul alerta para chuva forte com risco de alagamentos nesta semana
- Veja onde há distribuição de cestas básicas em Canoas
Inmet emite alerta laranja para chuva e ventos de até 100 km/h: riscos e regiões afetadas
A forte chuva e os ventos intensos aumentam a possibilidade de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As áreas sob maior risco incluem a região Metropolitana de Porto Alegre, a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Sudoeste Paranaense. O alerta também abrange outras localidades, como o Oeste e o Sul Catarinense, o Nordeste e o Noroeste Rio-grandense, além do Centro-Sul e Sudeste Paranaense.
O que fazer para se proteger
O INMET reforça que, em caso de rajadas de vento, as pessoas devem evitar se abrigar sob árvores, pois isso aumenta o risco de acidentes com quedas e descargas elétricas. Também é fundamental não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem desabar com a força dos ventos.
Além disso, o instituto recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível, para evitar danos e acidentes. Em emergências, os moradores devem buscar ajuda da Defesa Civil, pelo telefone 199, ou do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Fique atento
O INMET ressalta que seguir as orientações é crucial para evitar tragédias e proteger vidas. A previsão de chuvas fortes e ventos intensos reforça a necessidade de agir com precaução.