A Prefeitura de Canoas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) dispõe de kits do Programa Mãe Gaúcha para distribuir às gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade, em pobreza ou extrema pobreza.
A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) para disponibilizar o material a recém-nascidos.
LEIA MAIS AQUI:
- Veja trajeto da Caravana de Natal da Coca-Cola
- Anvisa proibe venda marca de leite em pó famoso por suspeita de contaminação
- Empresa que contrata médicos para UPAs alega falta de pagamento e rompe contrato com instituto; Entenda
Quem pode receber os kits do Programa Mãe Gaúcha Canoas?
Segundo o titular da SMAS, Saulo Gil, são beneficiadas gestantes a partir da 28ª semana de gravidez que recebam o Bolsa Família ou que estejam aguardando o benefício. É preciso ter cadastro único e realizar o pré-natal na rede de saúde.
“Os primeiros 1.032 kits do Programa Mãe Gaúcha recebidos no município de Canoas tiveram perda total devido à enchente de maio. O fato registrado via ofício ao Estado e, em 14 de outubro, novos kits foram entregues a Canoas, na mesma quantidade. Buscamos junto à Secretaria Municipal de Saúde identificar gestantes que se enquadram nesses critérios”, explica, destacando que já foram entregues 148 kits.
O que compõe os kits?
Cada kit inclui peças essenciais para os primeiros meses do bebê, como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade.
Os kits estão à disposição nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para quem se enquadra nos requisitos do programa.