A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre vários dias de instabilidade que vão atingir o Sul do Brasil nesta semana. Chuva e temporais, em alguns momentos intensos, devem ser precedidos por um período de calor significativo em várias regiões.
Após dias com temperaturas abaixo da média, o ar quente voltou ao Rio Grande do Sul neste início de semana, provocando uma rápida elevação nos termômetros. Neste domingo (24), o calor já era intenso no Oeste, Centro e Noroeste do estado.
LEIA MAIS:
- Moradores da cidade ganham prêmio da Corsan após pagar conta em dia
- Saiba como fazer o CadÚnico e garantir benefícios
- Saiba como fazer simulação da aposentadoria do INSS
Na próxima segunda-feira (25), as temperaturas devem atingir o pico, com máximas que podem ultrapassar os 35ºC na Grande Porto Alegre, nos vales e no Noroeste. Apesar disso, a onda de calor será curta em muitas áreas, persistindo apenas até a terça e a quarta-feira no Norte e no Noroeste.
Nas demais regiões, o tempo instável trará sensação de abafamento.
MetSul alerta para calorão e chuva forte na próxima semana: chuva e temporais devem chegar já na segunda-feira
Na próxima segunda, a instabilidade começa a se manifestar em parte do estado, especialmente da tarde para a noite. A previsão indica chuva no Oeste, Centro e Sul, com possibilidade de pancadas isoladas em outras áreas. Na terça-feira, a instabilidade continua, com chuvas mais concentradas no Oeste, Centro, Sul e Leste do estado. Enquanto isso, no Norte e no Noroeste, o calor ainda predominará.
Na próxima quarta-feira (27), a chuva deve alcançar a maior parte do estado, incluindo áreas mais ao Norte e ao Noroeste, embora de forma irregular. A quinta (28), e a sexta-feira (29), devem ser marcadas por precipitações em muitas regiões do Rio Grande do Sul, mas com volumes variáveis e distribuição irregular.
Previsão de volumes elevados de chuva
A MetSul alerta para volumes altos de chuva em diversas áreas do Sul do Brasil durante a semana. Embora a precipitação não seja significativa em toda a região, momentos de chuva torrencial podem ocorrer localmente. Esses volumes elevados são resultado de vários dias consecutivos de precipitação e da intensidade em algumas localidades, podendo gerar acumulados expressivos até mesmo dentro de uma mesma cidade.
A recomendação é que os moradores fiquem atentos às condições do tempo e aos possíveis impactos causados por chuvas intensas, como alagamentos e deslizamentos.