31.3 C
Canoas
19 de janeiro de 2025

Conta de luz poderá ficar mais barata em dezembro; Entenda

A conta de luz poderá ficar mais barata em dezembro, após autorização do Governo Federal enviada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As discussões sobre os descontos retomam nesta terça-feira (26).

Essa medida, suspensa a pedido do Ministério de Minas e Energia, pode impactar diretamente os brasileiros. Inicialmente, o governo havia considerado destinar os recursos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas em abril e maio deste ano.

LEIA MAIS:

Agora, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou um ofício que orienta a liberação do bônus de Itaipu. O valor total chega a R$ 1,3 bilhão e será destinado diretamente para reduzir as tarifas de energia elétrica.

Conta de luz poderá ficar mais barata em dezembro: redução nas tarifas pode aliviar inflação

Se o bônus for aprovado, as contas de luz de dezembro poderão ficar mais baratas. Embora ainda não haja uma estimativa precisa sobre o desconto médio, a medida deve aliviar o bolso dos consumidores. Além disso, a redução das tarifas tem potencial para conter o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que mede a inflação no Brasil, ajudando o governo a alcançar a meta de 4,5% para este ano.

Dessa forma, Alexandre Silveira ressaltou, em seu ofício, que a conta de luz foi a maior responsável pela inflação de outubro. Segundo ele, “o subitem que mais influenciou a inflação foi a energia elétrica, com contribuição de 0,20% na inflação total de 0,56%”.

Bandeira verde é esperada para dezembro

Assim, além do bônus, o ministro pediu uma avaliação criteriosa sobre a bandeira tarifária para os próximos meses. Ele destacou que o período úmido já começou e que os níveis de armazenamento dos reservatórios melhoraram. Técnicos do Ministério da Fazenda também projetam que as contas de luz terão bandeira verde em dezembro.

Portanto, caso isso aconteça, além do desconto no valor das tarifas, os consumidores não enfrentarão cobranças adicionais. Essa combinação de medidas pode trazer alívio tanto para as famílias quanto para a economia brasileira.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!