Uma chuva localizada e extremamente intensa atingiu Doutor Maurício Cardoso, no noroeste do Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (28), e causou grandes transtornos. A MetSul Meteorologia confirmou que, em poucas horas, o volume de precipitação superou o dobro da média histórica de todo o mês naquela região.
O temporal alagou ruas na área urbana e inundou diversas propriedades na zona rural. A água destruiu estradas rurais, o que levou a prefeitura a suspender imediatamente o transporte de estudantes dessas localidades. (Veja vídeo abaixo)
LEIA MAIS:
- Veja como fica o tempo para os canoenses nesta sexta-feira
- Prefeitura amplia auxílio de R$ 1 mil para vítimas da enchente em Canoas
- Carrefour ficará mais de 40 horas sem fechar lojas; Saiba o motivo
Para conter os danos, equipes da secretaria de infraestrutura iniciaram ações emergenciais e realizaram levantamentos sobre os prejuízos causados.
Enchente atinge cidade gaúcha após chuva forte: volume de água histórico
Uma estação meteorológica particular instalada no município registrou impressionantes 270 mm de chuva até o final da tarde. “Embora não possamos confirmar de forma independente a exatidão do dado, ele é crível pelas imagens que mostram os impactos na região”, explicou a MetSul.
Já outras medições na região apontaram volumes menores, como 53 mm em uma estação entre Doutor Maurício Cardoso e Horizontina, 50 mm em Santo Cristo e 75 mm em Três Passos.
A MetSul detalhou que esse evento foi extremamente localizado e explicou que condições como ar muito quente e úmido de origem tropical, comuns nos meses quentes, podem desencadear chuvas intensas e concentradas. “Esse tipo de fenômeno, com acumulados extraordinários em um curto período, não é raro nessa época do ano”, destacou a empresa.
Apesar da destruição nas estradas e do caos gerado pelos alagamentos, não há relatos de pessoas desabrigadas ou em risco.