Na última sexta-feira (29), as famílias de duas vítimas de feminicídio em Canoas participaram de um ato emocionante na Casa Lilás Débora Machado, onde a prefeitura instalou duas placas de homenagem no Jardim “Para Sempre Elas”.
O evento fez parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que segue até o dia 10 de dezembro. Por isso, a partir deste sábado, a cidade também contará com atendimentos especializados no Centro de Referência da Saúde da Mulher.
Contudo, as vítimas homenageadas pela prefeitura de Canoas foram: Patrícia Rosa dos Santos, de 41 anos, e Edilene Silveira Sartori, de 38 anos, que perderam a vida em crimes brutais.
O marido de Patrícia, de 48 anos, assassinou-a no dia 22 de outubro, utilizando medicação hospitalar. Ele foi preso no final do mês passado.
Já o ex-companheiro de Edilene a matou no dia 1º de novembro com golpes de faca e anilha de academia. Ele enterrou o corpo no pátio de casa e também foi preso.
Participação da prefeitura de Canoas
Além disso, durante o ato, a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, destacou o trabalho contínuo da rede de apoio e proteção em Canoas.
“Temos mais de 30 serviços à disposição das mulheres, como apoio psicológico, abrigamento e a Casa Lilás, um espaço para capacitação. A presença da rede ajuda a conter a violência e fortalece a luta por justiça,” afirmou. Ela ressaltou ainda que o Jardim “Para Sempre Elas” é um lugar de memória, que visa garantir que as vítimas não sejam esquecidas.
Por isso, segue a programação dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência à Mulher em Canoas:
- Dia 30, 8h – Atendimentos especializados no Centro de Referência da Saúde da Mulher (Rua Brasil, 438)
- Dia 3, 16h – “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres” no Centro de Acesso a Direitos Niterói (R. Barão do Rio Branco, 91)
- Dia 4, 13h – Roda de conversa . “Fortalecendo a Rede de Apoio e as Estratégias para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres” no CAD Mathias Velho (Rua Santa Catarina, 3060/3420)
- Dia 4, 14h – Roda de conversa “Violência contra as mulheres na terceira idade” na Associação da Horta Comunitária União dos Operários (Rua 18 de Novembro, 400)
- Dia 5, 14h – Peça FraudiBank: prevenção de golpes e fraudes financeiras contra a mulher idosa, no Auditório Multicultural La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288)
- Dia 5, 18h – Divulgação do CRM Patrícia Esber na entrada do Castelinho da Unilasalle.
- Dia 6, 9h – Roda de conversa. “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres” no CAD Guajuviras (Av. Dezessete de Abril, 1110)
- Dia 10, 14h – Encerramento com apresentação do CRM e CRAM no Auditório Bordo La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288)
Assim, se você quer ler mais sobre a Prefeitura de Canoas acesse Agência GBC.