Após cinco anos suspenso, o seguro obrigatório (antigo DPVAT), volta a ser cobrado em 2025 no Rio Grande do Sul. O novo seguro para sinistros de trânsito instituído por lei federal passa a ser chamado SPVAT e será administrado e cobrado pela Caixa Econômica Federal.
A mudança vai exigir atenção dos proprietários, que deverão pagar o débito em outro local a partir do ano que vem. O valor do SPVAT (DPVAT) no Rio Grande do Sul, será anunciado em breve, assim como canais de pagamento que serão disponibilizados pela Caixa.
LEIA MAIS AQUI:
- Moradores tem direito a desconto na conta de luz; Entenda
- CadÚnico oferece benefício de até R$600 para quem mora sozinho
- Saiba como consultar CPF para receber auxílios
O que é DPVAT
O DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Ele cobre despesas médicas, invalidez permanente ou morte, independentemente de quem tenha causado o acidente.
O pagamento do DPVAT é feito anualmente junto com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O objetivo é garantir proteção financeira às vítimas de acidentes de trânsito.
Sobre vencimento de licenciamento
A partir de 2025, dividirão o vencimento do licenciamento anual dos veículos por placas. Assim, a data limite para circular com o documento de 2024 será 31 de julho de 2025 para todos os motoristas.
Você pode fazer o pagamento a partir de 11 de dezembro, juntamente com a antecipação do IPVA. Contudo, o novo documento só estará disponível na Carteira Digital de Trânsito após o início de 2025.
Para licenciar o veículo em 2025
Para licenciar o veículo em 2025, será necessário quitar, além do IPVA, multas vencidas, o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) e a taxa de licenciamento, que tem o valor de R$ 104,36 para pagamentos feitos até 31 de janeiro de 2025. A partir de fevereiro, essa taxa corrigida automaticamente com base na UPF (Unidade Padrão Fiscal).
Pagamento da taxa de licenciamento, IPVA e multas
Você pode fazer o pagamento de débitos de veículos registrados no Rio Grande do Sul por meio de:
1) Bancos conveniados:
- Banrisul (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)
- Sicredi (inclusive para não correntistas no caixa)
- Sicoob (inclusive para não correntistas no caixa)
- Lotéricas da Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
- Bradesco (somente para correntistas – canais de autoatendimento)
2) Pix de qualquer instituição financeira, de qualquer pessoa (não precisa ser o proprietário), basta gerar o código de pagamento via Central de Serviços do DetranRS.
3) Instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br, no menu Veículos, clicando em Financiamento de débitos do veículo com cartão.