O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das primeiras obrigações do motorista em 2025. O Rio Grande do Sul, inclusive, já anunciou o calendário de pagamento.
Porém, o motorista precisa ficar atento: será que seu carro não está isento de pagar o IPVA? Cada Estado do Brasil tem sua regra em relação ao pagamento e em relação as isenções.
LEIA MAIS:
- Uber anuncia lista de carros que não serão aceitos em 2025; Sandero e HB20 estão fora da plataforma
- Saiba como pagar imposto com até 28% de desconto no Rio Grande do Sul
- DPVAT: Seguro obrigatório voltará a ser cobrado em 2025
Em São Paulo, por exemplo, veículos fabricados há 20 anos ou mais não pagam o imposto. Na prática, o motorista que tem um veículo de 2005 não precisará pagar o IPVA.
IPVA 2025: saiba qual carro não precisará pagar o imposto no Rio Grande do Sul
De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), o Rio Grande do Sul segue a mesma regra de São Paulo. Em território gaúcho, carros com 20 anos ou mais, são isentos da cobrança. A mesma regra ocorre nos estados do Acre, Alagoas e Paraná.
Em Santa Catarina e no Tocantins a idade de isenção do veículo aumenta. Carros fabricados até 1994 não pagam o imposto. Em Alagoas, todo o carro que saiu de fábrica até o final de 2000 não paga o IPVA.
Já no Amazonas, na Bahia, Goiás, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso do Sul, não cobram de carros que tem 15 anos ou mais. No Mato Grosso, veículos fabricados até 2006 não pagam o IPVA.
Por fim, Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima isenta o imposto para carros fabricados até 2014.
O que acontece se não pagar o IPVA?
Conforme a legislação, o motorista que atrasar o pagamento do IPVA em 2025 terá que arcar com juros e multas. Além disso, quem não pagar o imposto, poderá ter o veículo recolhido.