A chuva registrada no último final de semana deixou um rastro de destruição em Santa Catarina. Conforme informações da Defesa Civil nesta segunda-feira (9), cidades chegaram a registrar 205 mm de chuva em três dias. Os volumes superam o esperado para todo o mês de dezembro.
Conforme o órgão, as chuvas intensas afetaram 24 municípios. Cerca de 1.300 moradores estão fora de casa impactados por alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Os municípios mais atingidos estão nas regiões norte, Planalto Norte e Meio-Oeste.
LEIA MAIS:
- INSS: aposentados e pensionistas poderão antecipar benefício; Entenda
- Auxílio em Canoas é ampliado para 2.500 famílias; Entenda
- Prazo para atingidos pela enchente escolherem casas é adiado; Entenda
Chuva em Santa Catarina: Cidades decretam situação de emergência
Ainda, de acordo com a Defesa Civil, as cidades de Joinville e Araquari, no Norte do Estado, são as mais atingidas pela chuva intensa. Araquari, por exemplo, já decretou situações de emergência.
Conforme a Defesa Civil municipal de Joinville, equipes atenderam 40 ocorrências em 48 horas devido às chuvas intensas. Em menos de um dia, o município registrou 116mm de precipitação. Casas foram interditadas e moradores desalojados estão abrigados em escolas municipais.
Veja quais são os municípios mais atingidos
Joinville, Araquari, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá, Guaramirim, Corupá, Jaraguá do Sul, Canoinhas, Caçador, Fraiburgo, Bom Retiro, Lindoia do Sul, Xanxerê e Ponte Serrada, Lajeado Grande, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e Paraíso.