As preguiças, ou bichos-preguiça é um mamífero nativo das florestas tropicais da América Central e América do Sul, conhecido por seu comportamento lento e por passar a maior parte do tempo nas árvores. Esse animal pertence à ordem Pilosa e à família Bradypodidae (preguiças de três dedos) ou Megalonychidae (preguiças de dois dedos).
De acordo com a Encyclopaedia Britannica, os bichos-preguiça são lentos não apenas na forma como se movimentam, mas também na maneira como se alimentam. Elas podem levar semanas para digerir alimentos que outros animais digerem em algumas horas.
Ainda segundo o NatGeo, as preguiças de três dedos se movem a uma velocidade de 7 centímetros por segundo. Contudo, as preguiças de dois dedos são um pouco mais rápidas, informa a Parceria Pan-Americana de Conservação (PPCP). Mas essa capacidade de se mover a uma velocidade tão lenta está relacionada ao seu modo de vida.
Afinal, por que as bichos-preguiças são tão lentas
Contudo, esse animais são lentos devido a adaptações em relação a sua dieta, já que eles se alimentam basicamente de folhas, das quais possuem poucas calorias, além de ser podre em nutrientes.
Por isso, o estilo de vida lento e tranquilo favorece esses animais, permitindo que eles tenham uma reserva de energia maior. Além disso, as bichos-preguiça possuem uma fisiologia heterotérmica, ou seja, ela não tem controle da sua temperatura corporal.
A lentidão dos bichos-preguiça tem vantagens e desvantagens. Por um lado, ela os ajuda a evitar predadores e, em alguns casos, seus pelos verdes os camuflam entre as folhas, conforme a Britannica. Porém, essa lentidão os coloca em risco em situações como atravessar estradas, já que podem levar até 5 minutos para cruzar.
LEIA MAIS:
- O que é paralisia do sono? Entenda as causas e veja dicas para evitá-la
- 7 doenças que podem ser confundidas com ansiedade
- Malcriação ou doença? Entenda o que é a Síndrome de Tourette
Acesse a Agência GBC e veja mais conteúdos sobre dicas de saúde e bem-estar.