Neste sábado (14), a Prefeitura de Canoas finalizou a obra de conserto definitivo do Dique Rio Branco/Fátima, a primeira ação do Cinturão de Diques da cidade. Assim, o reparo garante a proteção dos bairros Rio Branco e Fátima, severamente impactados pela enchente de maio.
Com a conclusão da obra, a cidade de Canoas se torna a primeira cidade do estado a finalizar um sistema de proteção após a enchente.
O prefeito Jairo Jorge enfatizou a importância da obra para a segurança da população e destacou que a cidade foi pioneira na execução dos reparos. “Este é um momento muito importante para Canoas. O dique é fundamental para garantir a proteção dos bairros Rio Branco e Fátima. Canoas foi a primeira cidade a iniciar os trabalhos e agora é a primeira a concluir”, afirmou.
A obra de conserto definitivo incluiu a limpeza da área danificada, a instalação de uma parede de concreto, a colocação de manta impermeável e a construção de estruturas de concreto. Com a conclusão, o dique foi ampliado, aumentando sua capacidade de proteção. A cidade ainda estuda a construção de novos trechos do dique, entre a Avenida Guilherme Schell e a Rua Primavera, e da Primavera até o V Comar.
Cinturão de Diques de Canoas
Assim, o cinturão de Diques de Canoas conta com investimentos de cerca de R$ 1 bilhão, provenientes de recursos dos governos Estadual e Federal. Além do Dique Rio Branco/Fátima, outras obras estão em andamento. Como as dos diques Mathias Velho/Harmonia, Niterói e Mato Grande, além da construção do Dique São Luís, cuja licitação foi aberta em outubro.
Além disso, a prefeitura de Canoas também tem obras de reforço a infraestrutura com a construção de um muro de contenção.
LEIA MAIS:
- Misturar suplementos alimentares pode prejudicar a saúde, alerta especialista
- Leite compensado: veja marcas que têm soda cáustica na composição do leite
- Stanley recolhe mais de 2 milhões de garrafas após usuários relatarem queimaduras
Acesse Agência GBC para mais notícias da cidade.