O Ministério da Saúde da Rússia anunciou esta semana o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer que utiliza a tecnologia do mRNA, a mesma usada nas vacinas contra a Covid-19.
O Ministério da Saúde afirmou que aplicará o imunizante gratuitamente em pacientes russos ainda em 2025.
De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Federação Russa, a vacina, que utiliza a tecnologia de mRNA, atuará de forma individualizada.
Além disso, a vacina tem caratér terapêutico, não preventivo. Ela usa o tecido tumoral do próprio paciente para criar um código de antígenos que o corpo reconhece como ameaça. A personalização de cada dose, feita sob medida para o tipo de câncer de cada paciente, torna a vacina promissora.
A chefe da Agência Médica e Biológica Federal da Rússia, Veronika Skvortsova, disse que a vacina estará disponível a partir de 2025. O ciclo de pesquisa, que incluiu testes pré-clínicos rigorosos, mostrou resultados animadores. No entanto, não foram divulgados detalhes como os tipos de tumores que podem ser tratados pela vacina.
EnteroMix como opção de tratamento
Além de anunciar o novo imunizante russo, o país oferece também uma alternativa para o tratamento oncológico. Contudo, o EnteroMix é uma vacina que, segundo especialistas, combina quatro vírus não patogênicos com a capacidade de destruir células malignas. Assim, os testes do imunizante devem começar no final de 2024 e inicio de 2025. Não foram divulgados detalhes da EnteroMix.
LEIA MAIS:
- MPOX: OMS aprova segundo imunizante contra a Varíola do Macaco
- Adeus Zé Gotinha? Imunizante para crianças não será mais em gotas
Acesse Agência GBC e leia mais sobre saúde.