A Prefeitura de Canoas renovou o contrato com a Sogal por um ano. O aditivo do contrato foi publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (20).
De acordo com o Executivo Municipal, o objetivo da renovação é garantir a continuidade do transporte coletivo público em Canoas, já que os atuais contratos terminam nos próximos dias. O atual contrato do transporte coletivo, por exemplo, termina no dia 26 de dezembro e o do transporte seletivo em 3 de janeiro de 2025.
LEIA MAIS:
- Governo do RS paga auxílio de até R$ 1 mil para vítimas da enchente
- BR-386: Polícia prende motorista transportando mais de 100 quilos de maconha dentro de pneu de carro
- Tradicional loja de materiais de construção encerra atividades após 30 anos
Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, o termo aditivo tem caráter transitório. Por isso, conforme a pasta, a recisão poderá ocorrer dentro do período de prorrogação.
Prefeitura de Canoas renova contrato com a Sogal: licitação encaminhada para o Tribunal de Contas do Estado
Na última quinta-feira (19), a Prefeitura de Canoas enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o edital para concessão do transporte público municipal. Conforme o texto encaminhado para o órgão, Canoas terá duas empresas responsáveis pelo transporte público. Uma irá operar no Lado Oeste e outra no Leste.
O edital prevê outra mudança. De acordo com a SMTM, o sistema de pagamento do Executivo Municipal para à empresa mudará para quilômetro rodado ao invés de por passagens, como feito atualmente.
“Como estamos prevendo uma mudança de conceito no modelo, é importante ter auxilio e aval dos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas. Agora, este edital será analisado em até 90 dias, para que, então, a licitação do transporte coletivo de Canoas aconteça, dando fim ao monopólio, garantindo concorrência, ônibus de qualidade, com cumprimento dos horários e maior cobertura de regiões da cidade que necessitam deste serviço”, afirma o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.