Após análises preliminares divulgadas nesta sexta-feira (27) pelo Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, no litoral do Rio Grande do Sul, os médicos identificaram a presença da substância arsênio nos exames de sangue de uma das vítimas que faleceu após consumir um bolo. Exames realizados em dois sobreviventes também detectaram o veneno na corrente sanguínea.
O rei dos venenos, o que é o arsênio?
Arsênio é um elemento químico de número atômico 33 e símbolo As. Ele pertence à família dos calcogênios na tabela periódica, estando relacionado com outros elementos como o enxofre e o selênio. Ele é encontrado em diversos minerais, mas também pode ocorrer em estado elementar.
LEIA MAIS:
- Quem são as mulheres de Canoas que morreram após comer bolo
- Criança de 10 anos, de Canoas, está internada após comer bolo em
Assim, a substância é conhecida por sua alta toxicidade, especialmente em sua forma inorgânica, e é amplamente utilizada em venenos e pesticidas. A ingestão de arsênio pode causar sérios problemas de saúde, como câncer, doenças cardiovasculares, danos nos rins, fígado e pulmões, além de afetar o sistema nervoso.
Além disso, o arsênico tem a capacidade de matar um ser humano mesmo sendo utlizado em doses pequenas. Assim como ocorreu no caso das três pessoas que morreram ao ingerir o bolo com arsênico.
Relembre o caso
Chegou a três o número de mortes por comerem um bolo supostamente envenenado durante uma confraternização em Torres, no Litoral Norte do RS. As vítimas eram naturais de Canoas (RS).
Assim, a vítima mais recente, Neuza Denize Silva dos Anjos, de 65 anos, morreu na noite de terça-feira (24) devido a um choque causado por intoxicação alimentar. O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes confirmou a causa da morte.
Acesse Agência GBC para mais notícias.