O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), sancionou a lei que transforma o dia 3 de maio em Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente. O objetivo da ação é reconhecer às pessoas que, conforme a Prefeitura, deixaram de lado suas rotinas para ajudar o município no momento que é considerado o pior de sua história.
A Lei 6.782 é de autoria do vereador Duarte (Republicanos). De acordo com o parlamentar, voluntários se mobilizaram para oferecer assistência aos desabrigados por meio da terra, água e ar.
LEIA MAIS:
- Governo Federal destina R$ 6 bilhões para evitar novas enchentes no Rio Grande do Sul
- Sicredi libera mais de R$ 25 milhões para empresas vítimas da enchente
- Projeto de lei pode suspender dívidas de vítimas da enchente
“Esses heróis anônimos deixaram suas rotinas de lado para ajudar o próximo, enfrentando longas jornadas, usando recursos próprios e mobilizando redes de solidariedade. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente será uma forma de perpetuar essa memória e honrar aqueles que fizeram a diferença”, afirma Duarte
Canoas terá monumento para homenagear voluntários que atuaram na enchente
A lei aprovada pela Câmara de Vereadores prevê a criação de um monumento em homenagem aos voluntários em Canoas e ações de divulgação oficial para dar visibilidade e fomentar a cultura da sociedade.
“Canoas viu um verdadeiro ecossistema de solidariedade surgir. Cristãos, judeus, muçulmanos, brancos, negros e indígenas se uniram para ajudar. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente não celebra apenas a coragem, mas também a união em um momento de profunda dor”, declarou.
Conforme a Câmara de Vereadores, com a lei sancionada, o dia 3 de maio passa a integrar o calendário oficial de eventos de Canoas.