A Igreja Episcopal Anglicana em Caxias do Sul, localizada na Serra Gaúcha, realizou pela primeira vez a ordenação de um padre gay na cidade.
Identificado como Auderli Sidnei Schroeder, de 52 anos, o homem atuava como diácono desde 2022, assumiu o sacerdócio no dia 15 de dezembro. A denominação é conhecida por permitir a ordenação de mulheres e pessoas LGBTQIA+, além de apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o trabalho fora da instituição religiosa.
LEIA MAIS AQUI:
- Bolsa Família de janeiro terá pagamento antecipado
- Saiba qual empresa que vendia leite com soda caustica e água oxigenada
- Quem não é casado tem direito a auxílio de R$ 600; Entenda
Padre falou sobre o sentimento deste momento
De acordo com a RBS TV, o padre compartilhou que assumir sua verdade em uma comunidade que acolhe a diversidade foi um momento marcante em sua vida. Ele recordou os desafios enfrentados devido ao preconceito e ataques, mas ressaltou que sua paróquia tem sido um lugar de acolhimento.

“Essa igreja é um espaço seguro para pessoas que, como eu, sofreram tanto. Ouvi que Deus condenava, matava, que eu iria para o inferno, que eu era sujo, imundo. Sempre foi muito doloroso ficar dentro do armário. Meu bispo sempre soube que eu era gay, nunca perguntou sobre o que eu fazia, nunca foi um escândalo”, diz o padre.
Além de seu trabalho religioso, Schroeder também atua como guia turístico e dedica-se a acolher todos os fiéis igualmente, especialmente aqueles que sofreram exclusão, como imigrantes, adeptos de religiões de matriz africana e mulheres vítimas de violência. Desde que assumiu sua posição na cidade, ele manteve uma bandeira com as cores da diversidade na entrada da igreja.
“Todos somos criados à imagem e semelhança de Deus, e Deus, quando criou o homem e a mulher, disse ‘e tudo era muito bom’. O ser humano foi criado para ser muito bom”, afirma.
O que é a igreja Episcopal Anglicana ordenou pela primeira vez um padre gay na cidade
A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) é uma Igreja autônoma da Comunhão Anglicana que abrange todo o território do Brasil. É formada por nove dioceses e um distrito missionário, cada um deles dirigida por um bispo, dentre os quais um é eleito como primaz (superior).
O ecumenismo faz parte do modo de ser dos anglicanos. Eles oram e trabalham para que as demais igrejas busquem a unidade em amor e obediência a Deus como um só corpo pela ação e poder do Espírito Santo. Os anglicanos acreditam que o trabalho da igreja é pregar o evangelho da reconciliação para o universo inteiro e não só para a parte que se considera cristã.
A Igreja Anglicana busca equilibrar a tradição católica com as influências benéficas da Reforma protestante. Por isso ela é essencialmente católica e também reformada. A liturgia preserva a mais antiga estrutura de culto cristão, com grande ênfase na proclamação da Palavra de Deus.