A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) implementou uma nova portaria que promete transformar o modelo de avaliação de alunos nas escolas estaduais a partir de 2025. A principal mudança prevê que alunos poderão ser promovidos ao ano seguinte, mesmo com até quatro reprovações em disciplinas, desde que participem de um programa de estudos complementares, chamado progressão parcial.
O que muda com a nova portaria para os alunos?
Com essa nova regra, estudantes que não atingirem a média 6 em até quatro matérias, mas demonstrarem condições gerais para avançar, poderão seguir para o próximo ano escolar. No entanto, eles precisarão frequentar aulas complementares específicas para recuperar o aprendizado nas disciplinas pendentes.
LEIA MAIS:
- Confira quais os números da sorte para cada signo em 2025
- Até quando posso apostar na Mega da Virada?
- Caixa Econômica Federal lança cartão de crédito do Caixa Tem; Veja como solicitar
Segundo a Seduc, o objetivo é evitar que a reprovação em várias disciplinas prejudique a continuidade do ciclo de aprendizado.
Como funciona a progressão parcial?
O sistema de progressão parcial foi pensado para equilibrar avanço acadêmico e recuperação de conteúdo. Por exemplo, se um aluno apresentar desempenho insuficiente em matérias como Língua Portuguesa e Literatura, que fazem parte do eixo de Linguagens e suas Tecnologias, e também em Física e Química, vinculadas às Ciências da Natureza, ele poderá ser promovido.

Durante o novo ano letivo, esse estudante frequentará as aulas regulares e, ao mesmo tempo, participará de estudos específicos para reforçar os conteúdos não assimilados.
Essa iniciativa busca assegurar que os alunos mantenham seu desenvolvimento acadêmico, sem que reprovações múltiplas se tornem uma barreira para sua formação educacional.