14.6 C
Canoas
11 de setembro de 2025

Veja quando inicia o alistamento militar feminino

Jovens brasileiras nascidas em 2007 poderão realizar o alistamento voluntário para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF)

A partir da próxima quarta-feira (1º), jovens brasileiras nascidas em 2007 poderão realizar o alistamento voluntário para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). Essa iniciativa marca uma nova etapa para as mulheres que desejam ingressar nas Forças Armadas como soldados.

O prazo para inscrição vai até 30 de junho de 2025, e o processo pode ser realizado pelo site oficial do alistamento ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar.

LEIA MAIS:

Alistamento militar feminino em 29 municípios e 1.500 vagas

O programa estreia em 29 municípios distribuídos por 14 estados brasileiros, oferecendo 1.500 vagas exclusivas para mulheres. As selecionadas começarão a incorporação em 2026, podendo escolher entre a Marinha, o Exército ou a Aeronáutica. A lista completa de municípios participantes e as condições do alistamento estão disponíveis no Plano Geral de Convocação no site do Ministério da Defesa.

Veja quando inicia o alistamento militar feminino

Processo seletivo detalhado

As candidatas passarão por uma seleção rigorosa, que inclui entrevistas, inspeções de saúde e testes físicos. Além disso, elas terão a oportunidade de optar pela Força em que desejam servir, conforme suas aptidões e a disponibilidade de vagas. Durante o serviço, que tem duração inicial de 12 meses (prorrogáveis por até oito anos), as mulheres terão acesso a benefícios como remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria e licença-maternidade.

Direitos, deveres e treinamento igualitário

Assim como os homens, as mulheres incorporadas no SMIF terão os mesmos direitos e deveres. Elas participarão de cursos profissionalizantes pelo Projeto Soldado Cidadão, além de cumprir treinamentos físicos adaptados às especificidades de cada Força. Após a conclusão do serviço, receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço.

Presença feminina nas Forças Armadas

Atualmente, as mulheres representam cerca de 10% do efetivo das Forças Armadas, com 37 mil integrantes. Até então, elas só podiam ingressar como oficiais ou sargentos por concurso público ou seleções temporárias. Com o SMIF, surge uma nova oportunidade de servir ao País como soldados, ampliando a presença feminina em um ambiente tradicionalmente dominado por homens.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS