Pelo menos 77 pessoas apresentaram gastroenterite após consumirem tortas frias contaminada com uma bactéria em Pelotas, região sul do estado. As tortas foi comprada em uma lancheria local. O laudo, que atestou a presença da bactéria Estalococos coagulase.
As vítimas apresentaram sintomas como: febre, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal, consumiram a torta fabricada e vendida pela Circulu’s Lanches. A empresa está localizada na área central de Pelotas. Pelo menos 22 pessoas precisaram de atendimento médico devido aos sintomas, após consumirem a torta fria.
Após receber a denúncia, agentes da Vigilância em Saúde visitaram o estabelecimento na quinta-feira (26). Durante a inspeção, foram recolhidos alimentos como maionese, palmito e azeitona, além de materiais biológicos das pessoas que ingeriram a torta e passaram mal.
Em nota publicada no Instagram, a Circulu’s Lanches manifestou preocupação e respeito pela situação. Eles também afirmaram que estão realizando testes internos e colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos.
- ‘Rei dos venenos’ saiba o que é o arsênio, encontrado em bolo que matou 3 pessoas
- O que se sabe sobre o caso das mulheres de Canoas que morreram após comer bolo
- Veja 10 dicas comprovadas de emagrecimento rápido
Leia a nota na íntegra sobre o caso das tortas frias:
“Recebemos com profundo respeito e preocupação a notícia de que alguns clientes apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação alimentar após consumirem nossas tradicionais tortas frias natalinas. Mais do que uma empresa, somos parte de uma comunidade, e o respeito à dignidade humanda – fundamento da República Federativa do Brasil, consagrado no artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal – é o alicerce de nossas ações.
Ao longo de 33 anos, sempre pautamos nossa conduta pela valorização da saúde, do bem-estar e da confiança, trabalhando com rigorosos padrões de higiene, segurança dos alimentos e qualidade. Reconhecemos a gravidade da situação e nos solidarizamos com os clientes afetados e suas famílias, reafirmando nosso compromisso de buscar soluções que honrem a dignidade e a integridade de cada pessoa envolvida.
Nesta data, recebemos a visita da Vigilância Sanitária, que realizou uma inspeção detalhada em nossas instalações e colheu amostras para análise. A vistoria não identificou irregularidades nos ambientes ou mercadorias, possibilitanto a continuidade de nossas atividades. No entanto, seguimos conduzindo testes internos e colaborando com as autoridades para elucidar os fatos com transparência e responsabilidade.
Estamos atentos e disponíveis para prestar esclarecimentos às famílias impactadas. Caso haja a confirmação da correlação dos sintomas apresentados com o produto do Circulu’s Lanches, prestaremos todo apoio e assistência. Reafirmamos nosso compromisso de atuar de forma ética e responsável, assegurando que cada cliente tenha sua dignidade respeitada em todas as circunstâncias.
Agradecemos a confiança da comunidade e reiteramos nossa dedicação aos valores que sempre nortearam nossa trajetória: a dignidade humana, a saúde e a segurança de quem nos escolhe.
Direção do Circulu’s Lanches
Pelotas, 26 de Dezembro de 2024.”