O programa Farmácia Popular, mantido pelo Ministério da Saúde, distribui 95% dos remédios que integram o projeto de graça. A medida vale desde julho de 2024.
De acordo com o órgão, pacientes podem retirar medicamentos para doenças como colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo.
LEIA MAIS:
- Nubank libera crédito de até R$ 4 mil para negativados; Veja como solicitar
- Bolsa Família de janeiro terá pagamento antecipado? Veja detalhes
- Caixa Econômica Federal lança cartão de crédito do Caixa Tem; Veja como solicitar
Saiba mais sobre o programa que distribui remédios de graça
Em todo o Brasil, estão disponíveis gratuitamente 41 itens no Farmácia Popular, incluindo medicamentos, fraldas e absorventes. Anteriormente, eram distribuidos gratuitamente apenas medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais. Como resultado da atualização, agora as pessoas podem retirar gratuitamente 39 dos 41 itens de saúde distribuídos.
Você pode acessar a lista completa de medicamentos disponíveis para a população aqui e, em seguida, a de farmácias que participam do programa.
O que é o Farmácia Popular?
Criado em 2004, o programa tem o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde. Conforme o Governo Federal, o programa está presente em 31 mil farmácias de 85% dos municípios brasileiro.
“A importância do Farmácia Popular se verifica no reconhecimento que tem das pessoas: uma pesquisa mostrou que o conhecimento e aprovação do programa é de 86% dos brasileiros e brasileiras”, afirma a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.