24 C
Canoas
29 de março de 2025

Banco Central restringe pagamento instantâneo do Pix; Entenda a mudança

O Banco Central já iniciou as mudanças nas transações feitas via Pix pelos brasileiros e instituições; Veja a seguir o que muda

O Banco Central (BC) iniciou a restrição do pagamento instantâneo para instituições autorizadas, buscando elevar a segurança, supervisão e transparência do sistema Pix. Empresas que não solicitaram autorização para operar serão excluídas.

Caso o BC negue o pedido de autorização, essas empresas não poderão oferecer transações via Pix. Atualmente, bancos, instituições de pagamento, cooperativas de crédito e outras sociedades participam ativamente do sistema.

LEIA MAIS:

Cronograma de Autorização

O pedido de autorização deve ser realizado conforme a data de adesão ao pagamento:

Até dezembro de 2022: Pedidos até março de 2025.
Janeiro de 2023 a junho de 2024: Pedidos entre abril e dezembro de 2025.
Julho de 2024 a dezembro de 2024: Pedidos entre janeiro e dezembro de 2026.
Além dessa nova regra, o Banco Central trará outras novidades para o pagamento neste ano, incluindo o novo boleto e a ampliação do pagamento por aproximação a partir de fevereiro.

Novidades no Pix

Boleto com QR Code
A partir de 3 de fevereiro de 2025, contas e cobranças poderão ser pagas via pagamento instantâneo com QR Code inserido no boleto. Atualmente, os pagamentos são feitos apenas por código de barras.

Pagamento por Aproximação
Já em funcionamento em algumas instituições, será ampliado a partir de 28 de fevereiro de 2025, com as novas regras do sistema Open Finance. O cliente aproxima o celular do dispositivo do recebedor para realizar a transação via Pix, utilizando a tecnologia NFC.

Pagamento Automático
Com início em 16 de junho de 2025, funcionará de forma semelhante ao débito automático, permitindo pagamentos automáticos via Pix sem tarifas para pessoas físicas.

Futuras Atualizações
Entre as futuras implementações estão o QR Code gerado pelo pagador, Pix Garantido, consulta de transações liquidadas no SPI, e novas formas de iniciação do Pix, como NFC, Bluetooth, RFID e reconhecimento facial. Além disso, regras para o split de pagamentos e a introdução do Pix Internacional estão no horizonte.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!