A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) anunciou a extensão do prazo para a conclusão do CNH em algumas situações.
O prazo foi prorrogado apenas para os candidatos cujo prazo original terminaria no dia 31 de dezembro e que já haviam completado as 20 horas de aulas práticas obrigatórias. Para esses 85 mil condutores, o novo prazo será até o dia 31 de março.
LEIA MAIS AQUI:
- Carrefour fecha loja de hipermercado; Saiba qual
- Bolsa Família: saiba que dia o pagamento começa janeiro
- CadÚnico oferece benefício de até R$600 para quem mora sozinho
Segundo Senatran, os candidatos já podem tentar agendar a data da prova nos Centros de Habilitação de Condutores, nesta segunda-feira (06).
O Chefe da Divisão de Habilitação Egídio Neri Nunes explicou a ação,“Como a medida tem gerado algumas dúvidas, o DetranRS vem fazer esse esclarecimento. A decisão da Senatran veio após decisões judiciais que determinaram a prorrogação do prazo para alguns Estados. Isso aconteceu devido ao acúmulo de candidatos no período da pandemia, e à consequente falta de vagas para provas práticas. Embora o Rio Grande do Sul já tivesse zerado a fila para provas, há algum tempo, o Estado acabou sendo incluído”, afirma.
“Considerando as dificuldades operacionais para adaptar o sistema em nível estadual e buscando o tratamento isonômico dos candidatos de todos os Estados, a secretaria decidiu estender a prorrogação dos prazos para todo o território nacional. É uma regra nacional, que cabe aos Detrans cumprir”, conclui o Diretor.
Critérios para a prorrogação da CNH
Existem dois requisitos principais para que o candidato tenha direito à prorrogação do prazo:
- O prazo para a conclusão do processo deveria ter terminado em 31 de dezembro de 2024.
- O candidato já havia completado a etapa das aulas práticas até a mesma data.