27.9 C
Canoas
19 de janeiro de 2025

hMPV: saiba quais o sintomas do vírus que circula na China

Doença foi registrada em crianças na Índia, China alega que hMPV não possui pontencial para causar nova pandemia

Depois de rumores sobre hospitais da China que estariam supostamente superlotados de pacientes com sintomas gripais e infecções respiratórias causadas pelo metapneumovírus humano (HMPV), autoridades do mundo todo estão sob alerta para uma possível nova pandemia, como a de Covid-19.

Os registros de casos estão ocorrendo principalmente em crianças e adolescentes. O serviço sanitário da China pediu que a população tome precauções, prevendo um aumento agudo dos casos de infecções respiratórias causadas pelo vírus nos próximos dias. Contudo, o governo chinês negou os boatos sobre superlotação de hospitais. Além disso, ressaltaram que o vírus se espalha de forma mais lenta do que a Covid-19 no mesmo período.

Principais sintomas do hMPV

A infecção por HMPV geralmente começa com sintomas respiratórios leves, mas pode se agravar rapidamente. Os sinais mais comuns incluem:

  • Tosse seca: Frequentemente, o sintoma mais notável da infecção.
  • Coriza e congestão nasal: Sensação de nariz entupido, muitas vezes acompanhada de secreção nasal.
  • Febre baixa ou moderada: Pode ocorrer no início da infecção.
  • Dor de garganta: Desconforto ao engolir ou sensação de garganta irritada.
  • Dificuldade respiratória: Pode ser um sinal de que a infecção está afetando as vias respiratórias inferiores, como brônquios e pulmões.
  • Chiado no peito: Comum em infecções mais graves, especialmente em crianças.
  • Cansaço excessivo e falta de energia: A sensação de fadiga é uma característica comum.

Em casos mais graves, a doença pode causar bronquiolite ou pneumonia, condições que exigem cuidado médico imediato. Pacientes com doenças respiratórias preexistentes ou sistema imunológico enfraquecido estão mais vulneráveis a complicações.

Autoridades do Brasil monitoram situação junto ao governo Chines

O Ministério da Saúde do Brasil está monitorando o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, que tem causado infecções respiratórias, especialmente entre crianças.

Além disso, o coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros vírus respiratórios, Marcelo Gomes, afirma que, até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitiu nenhum alerta internacional.

LEIA MAIS:

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!