O prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), se reuniu em Brasília na última quinta-feira (16) com representantes do Ministério da Saúde e da Defesa Civil Nacional. O chefe do Executivo Municipal busca recursos para as duas áreas.
De acordo com Airton, a pauta da reunião com a Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho era a busca de alternativas de acesso a recursos para o custeio de procedimentos de média e alta complexidade em Canoas.
LEIA MAIS AQUI:
- Defesa Civil e Inmet emitem alerta para temporal no RS com risco de alagamentos
- Bolsa Família: saiba que dia o pagamento começa em janeiro
- CadÚnico oferece benefício de até R$600 para quem mora sozinho
“Temos a possibilidade, organizando a casa, de receber mais recursos”, afirma. Porém, Airton ressalta que o município não está captando “o máximo possível por falta de gestão.” Além disso, ele afirma a gestão dele mudará isso.

Em Brasília, Airton Souza busca recursos para saúde e Defesa Civil em Canoas: Dívidas da enchente
A segunda reunião ocorreu na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Na pauta, estava o repasse de dinheiro federal para o pagamento de despesas do município na resposta aos danos causados pela enchente de maio de 2024.
Como resposta, Airton recebeu a informação de que as execuções de despesas não estavam em conformidade com os planos de trabalho. Caso não haja uma retificação nos planos de trabalho, a verba não será repassada.
“Há um passivo de R$ 190 milhões e não temos previsão de receita para pagar isso”, destaca Airton ao comentar que o Executivo Municipal pediu a reavaliação dos planos.