Na última quinta-feira (16), um vídeo emocionante de um bebê sendo resgatado em meio à enchente em Balneário Camboriú, Santa Catarina, viralizou nas redes sociais. As imagens mostram um homem carregando a criança com as águas quase nos ombros. (Veja vídeo abaixo)
Em determinado momento, o bebê chama pela mãe, que logo aparece sendo socorrida também. Ambos foram levados a um lugar seguro, gerando uma onda de comoção, inclusive de pessoas no Rio Grande do Sul, onde enchentes também causaram estragos em maio de 2024.
LEIA MAIS:
- Morro dos Cavalos: BR-101 está interditada devido a chuva
- Prefeito de Itapema pede ajuda para socorrer moradores de enchente
- Porto Alegre tem temporal com granizo; Chuva provoca série de alagamentos
Enchente em Santa Catarina: o que se sabe até agora
As chuvas intensas de quinta deixaram um rastro de destruição em diversas regiões do Estado. Além disso, o volume de água superou o dobro do previsto pela Defesa Civil, surpreendendo a população e deixando motoristas ilhados. Municípios decretaram situação de emergência, salvamentos foram realizados e até detentos foram liberados por risco de danos em presídios no Litoral Norte.

Municípios em situação de emergência
Dessa forma, seis municípios já decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos e Tijucas. No Litoral Norte, pelo menos 180 pessoas estão desabrigadas, sendo 100 em Camboriú, 50 em Itapema e 30 em Porto Belo. Apesar dos danos, nenhum município solicitou apoio humanitário, e não houve mortes registradas até o momento.
Estragos e salvamentos
Balneário Camboriú registrou enchentes entre a madrugada e a manhã, com alagamentos em diversos pontos e o desabamento do teto de um apartamento. Em Camboriú, uma mulher deu à luz em meio à enchente. Assim, outras cidades, como Itajaí e Florianópolis, também enfrentaram situações críticas, com ruas alagadas e moradores ilhados.
Previsão de mais chuva
Posteriormente, a Defesa Civil emitiu um alerta para Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, que permanecem em área de atenção com risco de alagamentos e enxurradas. As chuvas devem continuar, e a população é orientada a buscar locais seguros e evitar áreas alagadas.