16.5 C
Canoas
22 de abril de 2025

Defesa Civil diz que ciclone pode causar temporais nas próximas horas

A Sala de Situação, através da Defesa Civil atualizou a previsão meteorológica para o Rio Grande do Sul, destacando a formação de um ciclone extratropical que deve causar instabilidades em diversas regiões do estado. Assim, a expectativa é de chuvas moderadas a fortes, especialmente na faixa Leste, e rajadas de vento que podem atingir até 90 km/h.

Defesa Civil diz que ciclone pode causar temporais nas próximas horas: condições climáticas adversas

Na tarde e noite desta segunda-feira (20), o ciclone extratropical continuará provocando instabilidades no Sul e na região Costeira. Os acumulados de chuva no Sul podem variar entre 20 e 70 mm, enquanto nas demais áreas, como Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Nordeste, Serra e Litoral, os volumes devem ser inferiores a 20 mm. Além disso, há riscos de descargas elétricas e queda de granizo.

LEIA MAIS:

Ventos fortes e mar agitado

Além disso, as rajadas de vento se intensificarão, variando entre 60 e 80 km/h, com picos de até 90 km/h nas áreas costeiras. Assim, o mar ficará agitado, tornando-se perigoso para atividades marítimas.

Perspectivas para terça-feira

Na próxima terça-feira (21), a previsão indica chuviscos e chuva fraca na metade Leste do estado devido à circulação marítima, com acumulados abaixo de 20 mm por dia. Nas demais áreas, o tempo ficará firme. Os ventos costeiros devem diminuir ao longo do dia, variando entre 40 e 55 km/h.

Recomendações da Defesa Civil

Dessa forma, a Defesa Civil alerta a população para tomar precauções durante o período de instabilidade. Recomenda-se fechar janelas e portas, desligar aparelhos elétricos, fechar registros de água e gás, e evitar áreas de risco, como locais próximos a torres de transmissão, árvores e estruturas metálicas. Assim, também é importante não atravessar áreas alagadas e abrigar os animais domésticos.

Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta a entrar em contato com os números 190 ou 193.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!