O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade que representa perigo para diversas regiões. O alerta, válido desde as 17h24min do último domingo (19), estende-se até as 10h desta segunda-feira (20).
Durante este período, espera-se chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos que podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo.
LEIA MAIS:
- Instituto Nacional de Meteorologia emite dois alertas de temporal para o RS
- Prefeitura faz mutirão para combater descarte irregular de lixo
- Confira lista de nomes que receberam auxílio de R$ 5 mil
A tempestade pode causar uma série de transtornos, incluindo cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos em áreas urbanas e rurais. Devido ao alto grau de severidade, o INMET reforça a importância de adotar medidas de segurança para minimizar os riscos à população.
Medidas preventivas recomendadas pelo Inmet
Em situações de rajadas de vento, o INMET orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, evitando o risco de quedas e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao perigo de queda dessas estruturas.
Além disso, sempre que possível, as pessoas devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos provocados por surtos elétricos. É fundamental estar atento às informações e instruções da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que podem ser acionados pelos telefones 199 e 193, respectivamente.