32.4 C
Canoas
23 de janeiro de 2025

Cidade do Rio Grande do Sul tem temporal após calorão de quase 40°C

A cidade de São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, registrou um temporal no final da tarde desta quinta-feira (23). A chuva chegou acompanhada de fortes rajadas de vento.

Mais cedo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade registrou a quarta maior temperatura do Estado. A máxima chegou a 39°C. Já a cidade de Quaraí registrou 42,4°C.

LEIA MAIS:

Temporal no Rio Grande do Sul: alerta de tempestades nos próximos dias

A MetSul Meteorologia alerta para um elevado risco de temporais no Sul do Brasil entre esta sexta-feira (24) e o sábado (25). Segundo a previsão, as tempestades podem ser intensas, com potencial para causar danos significativos e transtornos à população.

Embora nesta quinta-feira (23) já possam ocorrer alguns temporais isolados, o cenário mais preocupante está concentrado no fim de semana, especialmente na próxima sexta-feira (24).

O episódio mais severo será resultado da interação entre uma massa de ar extremamente quente que atua no Rio Grande do Sul e um centro de baixa pressão atmosférica. Essa combinação criará um ambiente favorável para a formação de inúmeras áreas de instabilidade na região. Conforme a análise da MetSul, “o risco de tempestades abrange os três estados do Sul, mas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina são as áreas com maior probabilidade de eventos severos.”

Risco elevado no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o perigo será ainda maior devido ao posicionamento estratégico do centro de baixa pressão e às altíssimas temperaturas esperadas para a próxima sexta. Os temporais devem começar na tarde de sexta, com o rápido desenvolvimento de áreas de instabilidade e nuvens de grande porte. O calor intenso e o ar abafado contribuirão para a formação explosiva de células de tempestade, incluindo possíveis estruturas supercelulares, que são as mais perigosas.

A previsão é de que os temporais avancem para a noite de sexta-feira, atingindo também localidades de Santa Catarina e Paraná. Já no sábado, as primeiras horas do dia devem registrar tempestades isoladas, mas com redução significativa da instabilidade ao longo do dia, especialmente no Rio Grande do Sul.

Potencial de danos graves

De acordo com a MetSul, as tempestades entre sexta e sábado podem ser localmente severas, com risco de destelhamentos, queda de árvores e postes, além de cortes no fornecimento de energia elétrica.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!