A MetSul Meteorologia alerta para um elevado risco de temporais no Sul do Brasil entre esta sexta-feira (24) e o sábado (25). Segundo a previsão, as tempestades podem ser intensas, com potencial para causar danos significativos e transtornos à população.
Embora nesta quinta-feira (23) já possam ocorrer alguns temporais isolados, o cenário mais preocupante está concentrado no fim de semana, especialmente na próxima sexta-feira (24).
LEIA MAIS:
- Sensação térmica ultrapassa os 40°C em Canoas
- Veja como antecipar saque de R$ 150 do INSS
- Governo do Rio Grande do Sul paga reembolso de imposto sobre produtos comprados durante a enchente
O episódio mais severo será resultado da interação entre uma massa de ar extremamente quente que atua no Rio Grande do Sul e um centro de baixa pressão atmosférica. Essa combinação criará um ambiente favorável para a formação de inúmeras áreas de instabilidade na região. Conforme a análise da MetSul, “o risco de tempestades abrange os três estados do Sul, mas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina são as áreas com maior probabilidade de eventos severos.”

MetSul alerta para tempestades severas nos próximos dias: risco elevado no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o perigo será ainda maior devido ao posicionamento estratégico do centro de baixa pressão e às altíssimas temperaturas esperadas para a próxima sexta. Os temporais devem começar na tarde de sexta, com o rápido desenvolvimento de áreas de instabilidade e nuvens de grande porte. O calor intenso e o ar abafado contribuirão para a formação explosiva de células de tempestade, incluindo possíveis estruturas supercelulares, que são as mais perigosas.
A previsão é de que os temporais avancem para a noite de sexta-feira, atingindo também localidades de Santa Catarina e Paraná. Já no sábado, as primeiras horas do dia devem registrar tempestades isoladas, mas com redução significativa da instabilidade ao longo do dia, especialmente no Rio Grande do Sul. Apesar disso, no período da tarde e noite, novas áreas de instabilidade poderão surgir, impactando principalmente o Norte gaúcho, Santa Catarina e o Paraná.
Potencial de danos graves
De acordo com a MetSul, as tempestades entre sexta e sábado podem ser localmente severas, com risco de destelhamentos, queda de árvores e postes, além de cortes no fornecimento de energia elétrica. “Uma tempestade será considerada severa se apresentar rajadas de vento de pelo menos 93 km/h, granizo com diâmetro superior a 2,5 cm e/ou a formação de tornados”, conforme a definição do o com diâmetro superior a 2,5 cm e/ou a formação de tornados”, conforme a definição do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.
Onde especificamente vão ocorrer os temporais?
Não há pontos específicos para onde ocorrerão as tempestades. De acordo com a MetSul, o Rio Grande do Sul inteiro está com uma ameaça de temporais. Portanto, a população deve se manter atenta nos próximos dias.