O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade com grau de severidade classificado como “Perigo Potencial”. O alerta entrou em vigor às 21h da última quinta-feira (23) e permanece válido até as 10h desta sexta-feira (24).
Segundo o INMET, a previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Apesar do baixo risco, o alerta destaca possíveis cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas vulneráveis do Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS
- Entenda o que é o fenômeno visto nos céus na última quinta-feira, em Canoas
- Trensurb hoje: veja como está o funcionamento
- Cidade do Rio Grande do Sul bate recorde de calor
Orientações do Inmet para garantir a segurança
Em caso de rajadas de vento, é essencial não se abrigar debaixo de árvores, pois há um risco leve de quedas e descargas elétricas. Além disso, veículos não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelos ventos fortes.
O INMET também recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos que estejam conectados à tomada para minimizar o risco de acidentes elétricos.
Para mais informações e orientações em situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.