Você costuma realizar pagamento por aproximação com cartão? Então fique atento até o final desse texto.
Recentemente, a tecnologia tem transformado as transações financeiras. Além da transferências via PIX, um dos exemplos é o pagamento por aproximação. Quem utiliza essas ferramentas, acaba ganhando agilidade e conveniência, já que pode pagar as compras sem contato físico. Para pagar o consumo, basta apenas aproximar o cartão de um dispositivo eletrônico.
LEIA MAIS:
- CONFIRMADO: Polícia Federal terá concurso público em 2025
- Carrefour vende ar-condicionado por menos de R$ 2 mil
- Concurso Banco do Brasil 2025: saiba tudo sobre vagas e edital
Porém. a facilidade do pagamento por aproximação também causa preocupações com a segurança. Atrativa pela facilidade, a forma de pagamento por aproximação, também abre caminho para criminosos.
Uma das formas de ataques realizadas pelos criminosos envolvem outros aparelhos eletrônicos. Eles costumam clonar dados e utilizar meios eletrônicos para interceptar dados no momento da transação. Saiba mais abaixo como evitar esses problemas.
Como funciona a tecnologia de pagamento por aproximação?
Chamada de NFC (Near Field Communication) a tecnologia de pagamento por aproximação é formada por uma tecnologia sem fio de curto alcance utilizada para comunicação entre dispositivos. Na hora do pagamento, por exemplo, ela facilita a troca de dados entre um cartão ou dispositivo e o terminal de pagamento. Esse processo acontece em segundos, facilitando a vida do consumidor.
Para utilizar o sistema, o cartão do consumidor e o dispositivo do comerciante, precisam estar equipados com chips NFC. Conforme instituições financeiras, ativada, a tecnologia cria uma conexão segura para possibilitar a transação financeira de forma rápida e prática.
Como evitar ataques de criminosos?
De acordo com especialistas, para utilizar o a ferramenta com mais segurança, uma das dicas está em adotar cartões com criptografia avançada. Além disso, a atualização constante dos sistemas de pagamento e a verificação regular de possíveis fraudes, ajudam a evitar ataques criminosos.
Por fim, os clientes que utilizam o pagamento por aproximação precisam ficar atentos ao extrato bancário para identificar transações não reconhecidas.