Um avião de pequeno porte caiu perto do shopping Roosevelt Mall, na Filadélfia, nos Estados Unidos, na noite da última sexta-feira (31). A aeronave, um Learjet 55 da empresa Jet Rescue Air Ambulance, realizava um transporte aeromédico quando despencou do céu cerca de 30 segundos após a decolagem. Veja as imagens da queda a seguir.
O voo partiu do aeroporto Philadelphia Northeast e tinha como destino final Tijuana, no México, com uma parada em Springfield, Missouri. A bordo estavam seis pessoas, incluindo uma criança, sua mãe e quatro tripulantes – piloto, copiloto, médico e paramédico. Todos morreram no impacto.
LEIA MAIS:
- Vereador teria sido estrangulado até a morte
- Mulher morta na frente de hospital
- Criança de 9 anos estuprada e morta a pauladas
Avião cai nos Estados Unidos segundos após a decolagem: veja imagens do momento da queda
Segundo o site FlightRadar24, que monitora o tráfego aéreo, o Learjet atingiu uma altitude de 500 metros antes de cair abruptamente. Testemunhas registraram em vídeo o momento do impacto, que provocou explosões e um incêndio em casas e veículos próximos ao shopping. Veja imagens abaixo
🔴 TRAGÉDIA | Avião cai e explode matando seis pessoas nos EUA; Veja momento da queda. CLIQUE NO LINK E SAIBA MAIS: https://t.co/qYVsNRYxF2 pic.twitter.com/0YANO2VMfA
— Agência GBC (@AgenciaGBC) February 1, 2025
Equipes de resgate rapidamente chegaram ao local e isolaram a área. Dezenas de viaturas de polícia e bombeiros atuaram no combate ao fogo e na remoção dos destroços. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Filadélfia classificou a ocorrência como um “grande incidente”, mas não divulgou mais detalhes.
Vítimas eram do México
De acordo com o porta-voz da Jet Rescue, Shai Gold, a criança estava sendo levada de volta para casa e viajava acompanhada da mãe. Gold também afirmou que a tripulação era altamente experiente.
O gabinete da prefeita Cherelle Parker confirmou que todos os passageiros eram mexicanos e que as autoridades locais já estão em contato com o governo do país.
Autoridades lamentam a tragédia
O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, afirmou que disponibilizou recursos estaduais para auxiliar no resgate. Já o presidente dos EUA, Donald Trump, comentou o acidente em uma rede social:
“Que triste ver o avião cair na Filadélfia. Mais almas inocentes perdidas. Nosso pessoal está totalmente empenhado. Que Deus abençoe a todos vocês.”
O desastre ocorreu apenas dias depois de uma colisão aérea entre um jato da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA sobre Washington, D.C., que deixou 67 mortos.