O governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), vai lançar, no segundo semestre de 2025, uma plataforma de streaming gratuito voltada exclusivamente para a produção audiovisual brasileira.
Com um investimento de R$ 4,2 milhões, a iniciativa visa disponibilizar gratuitamente 447 obras, entre curtas, médias e longas-metragens. Assim, a criação da plataforma foi impulsionada pelo sucesso do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e tem como objetivo ampliar o acesso à cultura nacional.
Contudo, a plataforma, que está em fase de finalização, será gerida pela Secretaria do Audiovisual (SAV). E buscará democratizar o consumo de produções nacionais, ampliando sua visibilidade e acesso ao público.
O MinC ainda não divulgou o nome oficial do projeto, mas promete uma oferta diversificada de conteúdos audiovisuais.
Streaming gratuito: regulamentação das plataformas
Simultaneamente, o Congresso Nacional discute dois projetos de lei para regulamentar os serviços de streaming no Brasil. O PL 2331/2022, já aprovado no Senado, e o PL 8889/2017, pronto para votação na Câmara, visam exigir que plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max invistam mais em produções nacionais.
Além, disso o proposta tem gerado polêmica entre o governo e as empresas de streaming, que alegam que novas regras podem prejudicar o mercado.
LEIA MAIS:
- “A Corsan tem destruído as nossas ruas”, afirma Airton Souza
- Pesquisa Quaest: Lula lidera todos os cenários para 2026
- Supermercado em Canoas continua à venda