A partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reajusta em 4,77% os benefícios de quem recebe acima de um salário mínimo. A correção do benefício é feita com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), refletindo a inflação do ano anterior.
Reajuste proporcional para benefícios do INSS recentes
Aposentados, pensionistas e segurados que iniciaram seus benefícios em 2024 terão o reajuste proporcional ao período em que receberam o benefício.
Ou seja, quem começou a receber benefício durante o ano passado não terá o reajuste integral de 2024, mas sim conforme a variação do INPC no período.
Salário mínimo tem aumento de 7,5%
Já o salário mínimo, que serve como referência para quem recebe o piso previdenciário, sofreu um reajuste de 7,5%, passando para R$ 1.518.
LEIA MAIS:
- Tarifa da Transcal entre Canoas e Porto Alegre ficará mais cara
- Bolsa Família: NIS com final 0 recebem nesta sexta (31)
- Astrologia: saiba qual o melhor momento para pedir aumento

Esse aumento considera a variação do INPC, somada a uma parte do crescimento do PIB dos dois anos anteriores, o que não acontece com os benefícios acima do mínimo.
O INSS realizará os pagamentos de acordo com o número final do benefício (desconsiderando o último dígito verificador).
Por exemplo, se o número do benefício terminar em 1, o pagamento será feito na data correspondente ao número 1. Para consultar a data de pagamento e o valor do benefício, os segurados podem acessar o extrato pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Como consultar o novo valor do benefício:
- Acesse o Meu INSS com login e senha.
- Selecione a opção “Extrato de Pagamento”.
- Escolha o mês desejado.
- O valor bruto do benefício e os descontos (se houver) estarão detalhados.
- Se preferir, clique em “Baixar PDF” para imprimir.
Além disso, o beneficiário pode consultar também pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Para mais informações, o INSS atende pelo telefone 135.