Animais do Zoológico Municipal de Canoas, mais conhecido como Minizoo, ganharam um refresco para enfrentar essa onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul. A equipe ofereceu picolés preparados especialmente para os animais.
Os refrescos, de acordo com a prefeitura, são elaborados com ingredientes como peixe, sangue e frutas. Cada picolé é adaptado às necessidades das diversas espécies do local.
Além disso, a confecção dos picolés inclui variações de palito, frutas e sisal. O objetivo, além de refrescar, também é distrair os animais.
LEIA MAIS:
- Comissão da Câmara aprova prisão e multa para quem abandonar animal em carro
- Satélite europeu registra temperaturas escaldantes no Rio Grande do Sul
- Nego Di vira réu por fraude e lavagem de dinheiro em rifa
Por fim, os animais também estão recebendo frutas frescas, peixes congelados e banhos de mangueira. Biólogos e veterinários supervisionam as ações.
MiniZoo de Canoas tem mais de dois mil animais
Atualmente, o Minizoo de Canoas tem mais de dois mil animais. Destes, cerca de 150 estão disponíveis para visitação pública e 2.000 em reabilitação.
Onda de calor: INMET emite alerta vermelho
Ainda sentindo os efeitos da onda de calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o Rio Grande do Sul. O aviso indica “grande perigo” devido às temperaturas extremas que atingem o Estado desde o início da semana.
O alerta entrou em vigor às 11h desta quarta-feira (5) e segue até as 20h da próxima segunda-feira (10).
Onda de calor afeta quase todo o Rio Grande do Sul
De acordo com o Inmet, a temperatura deve ficar cerca de 5°C acima da média por mais de cinco dias, o que representa riscos à saúde da população. O alerta vermelho onda de calor abrange quase todo o território gaúcho, incluindo o Sudoeste, o Centro Ocidental, o Noroeste, o Sudeste, o Nordeste, o Centro Oriental e a Região Metropolitana. Além disso, parte do Oeste de Santa Catarina também está na área afetada.
O Inmet recomenda que a população evite exposição prolongada ao sol, beba bastante água e redobre os cuidados com crianças e idosos, que são mais vulneráveis ao calor extremo.