A fila para exames de mamografias em Canoas, herdada pela administração municipal da gestão passada foi zerada na noite da última terça-feira (4).
A realização de um mutirão, iniciado no dia 2 de janeiro nos hospitais Nossa Senhora das Graças e Universitário, resultou no atendimento da demanda de 2.295 pacientes que aguardavam pelo procedimento até então.
LEIA MAIS AQUI:
- Nego Di vira réu por fraude e lavagem de dinheiro em rifa
- Inmet emite alerta vermelho para onda de calor no RS; Temperaturas devem seguir elevadas nos próximos dias
- Pais são presos por torturar e matar bebê de 9 meses
“Hoje, 5 de fevereiro, é o Dia Nacional da Mamografia, e nós temos uma grande notícia. Quando assumimos a prefeitura de Canoas, encontramos uma fila gigantesca para a realização de mamografias. Eram milhares de mulheres esperando há meses por um exame que é essencial na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama”, comentou o prefeito Airton Souza na última quarta-feira (5).
De acordo com o vice-prefeito Rodrigo Busato o objetivo concluído: “zerar a fila de mamografias era uma das metas da nossa administração para os primeiros 100 dias de governo e nós cumprimos o nosso compromisso”, disse Busato.
Mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoas
Medidas como a agilização das formas de contato da Prefeitura com as pacientes, a ampliação de horários dos exames e a utilização de dois mamógrafos, um em cada hospital, foram implementadas pela administração municipal para acelerar o atendimento da demanda.
O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, destacou que a ação também inclui a agilização de consultas antes e depois dos exames, e dos procedimentos que forem necessários de acordo com os resultados das mamografias. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, já estão sendo agendados os exames solicitados em janeiro na cidade.
A técnica de Radiologia Marta Campos Miller trabalhou durante o mutirão e atendeu muitas das pacientes que fizeram exame. “Foi bem movimentado, a adesão foi bem significativa. Trabalho no hospital há 20 anos e o resultado desse mutirão me deixou bem feliz”, disse Marta.
A dona de casa Gislaini Aires de Siqueira, 60, moradora do bairro Cinco Colônias, em Canoas, marcou o exame em dezembro na unidade de saúde Harmonia e fez a mamografia nessa semana. “Procurei por questão de rotina. Não deixo de fazer meus exames. Às vezes a gente protela, e quando vê já está em estado avançado”, comentou Gislaini. “O exame de toque é muito bom, mas a mamografia é muito importante.”