O novo secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, assumiu o cargo nesta segunda-feira (10) com a meta de fortalecer a resposta da cidade a emergências e calamidades. Com ampla experiência na área, ele pretende integrar as ações da administração municipal para garantir uma atuação mais eficiente e coordenada.
O que esperar do novo secretário da Defesa Civil em Canoas
Entre as prioridades do secretário para a pasta está a revisão do Plano de Contingência do município para situações de emergência. Marcos também planeja criar uma comissão permanente de atuação de emergência com a participação de todos os órgãos municipais e governo do Estado. “A comissão é importante para, em caso de necessidade, estarmos todos em sintonia para atender à população”, pondera o secretário. “A gente precisa resgatar na população o sentimento de que ela está protegida.” O levantamento de informações sobre pessoas com necessidades especiais, acamadas e que tenham dificuldades de locomoção também está nos planos do novo secretário. “Às vezes não sabemos onde eles estão, e não queremos que na hora de um desastre eles acabem sendo os últimos a serem assistidos.”
LEIA MAIS:
- Saiba o valor do salário mínimo 2025 após reajuste
- Onda de calor: sensação térmica pode passar dos 50ºC nos próximos dias
- Motoristas podem ter CNH suspensa por dívidas; Entenda
Antes de assumir o cargo, Marcos comandou a Defesa Civil de Cachoeirinha por três anos, além de atuar como diretor-geral do hospital de campanha do município durante a pandemia de Covid-19. Também exerceu funções como diretor de Captação de Recursos e subchefe administrativo da Casa Civil do governo estadual.

Com formação especializada em Defesa Civil e gerenciamento de crises, o novo secretário traz conhecimento e experiência para estruturar medidas preventivas e reforçar a resiliência climática de Canoas.