O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de grande perigo para uma onda de calor que atinge diversas regiões do Brasil. O fenômeno começou às 11h da última quarta-feira (5) e seguirá até as 20h da próxima terça-feira (11), com temperaturas até 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos.
O calor extremo pode representar sérios riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Com o aumento das temperaturas, cresce o risco de desidratação, insolação e complicações cardiovasculares.
LEIA MAIS:
- Onda de calor: animais do Minizoo de Canoas ganham picolés
- “Que dor horrível te perder”, diz companheira de advogado gaúcho que morreu após avião cair em São Paulo
- Criminosos invadiram casa onde estavam adolescentes mortos a tiros em Canoas
Inmet emite alerta vermelho para onda de calor: atenção
Diante da situação, especialistas recomendam evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, beber bastante água e procurar locais ventilados ou climatizados. Em caso de sintomas como tontura, náusea ou fraqueza, a orientação é buscar atendimento médico.

A Defesa Civil reforça que a população pode pedir ajuda pelo telefone 199 em caso de emergências relacionadas ao calor extremo.
Quando vai acabar a onda de calor no Rio Grande do Sul?
Inicialmente, a previsão indica que as temperaturas subirão ainda mais nas próximas horas. O ápice, por exemplo, deverá ocorrer nesta terça.
Porém, a boa notícia, é que a queda nos termômetros deve ocorrer ainda nesta semana.
De acordo com a previsão do tempo, existe possibilidade de chuva já na terça, quando a máxima poderá chegar aos 41°C. Porém, na quarta-feira (12), a previsão indica que a temperatura começará a cair acompanhada de chuva e raios. A máxima prevista deverá alcançar os 37°C.
Além disso, conforme a MetSul Meteorologia, a chuva será bastante irregular. “Entre a segunda e a quarta, o calor deve favorecer temporais isolados que podem trazer chuva volumosa em curto período de forma localizada. Entre quinta e sexta, frente fria traz chuva para um maior número de locais da região e que pode ser forte”, diz a empresa em seu site.
Na próxima quinta-feira (13), as temperaturas vão cair ainda mais. Em mais um dia de chuva, a máxima deve chegar aos 27°C. Porém, na sexta-feira (14) o tempo abre, e as temperaturas voltam a subir chegando aos 30°C.
No final de semana, os termômetros seguem subindo. Mas, conforme a previsão, nada comparado a onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul.