21.4 C
Canoas
19 de março de 2025

Novo programa da Unilasalle apoia refugiados com parceria da ONU

A Unilasalle, localizada em Canoas, firmou uma parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)

A Unilasalle, localizada em Canoas, firmou uma parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) com o objetivo de estabelecer a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), voltada para o desenvolvimento de estudos e ações acadêmicas relacionadas aos refugiados.

Com essa colaboração, a instituição reafirma seu compromisso em ser um ambiente de acolhimento e geração de conhecimento, beneficiando pessoas que foram forçadas a deixar seus países de origem devido a situações de conflito e perseguição.

LEIA MAIS AQUI:

A Cátedra buscará fortalecer diversas iniciativas, como promover a inclusão e permanência de refugiados no ensino superior, oferecer disciplinas focadas em temas relevantes, além de organizar eventos como seminários, oficinas e conferências sobre a questão dos refugiados.

Novo programa da Unilasalle apoia refugiados com parceria da ONU: Iniciativas voltadas à resolução de questões sociais

A Unilasalle já se envolve ativamente em várias iniciativas voltadas à resolução de questões sociais urgentes, e este acordo é mais uma etapa nesse processo de apoio aos refugiados. A Cátedra recebe o nome de Sérgio Vieira de Mello em homenagem ao diplomata brasileiro, que perdeu a vida em um atentado terrorista no Iraque em 2003. Durante mais de 30 anos, ele atuou na ONU, onde desempenhou um papel crucial na mediação de conflitos e na reconstrução de sociedades devastadas por crises humanitárias. A Cátedra será vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da universidade.

Novo programa da Unilasalle apoia refugiados com parceria da ONU: O que diz o professor José Miranda

Para o professor José Miranda, assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e coordenador adjunto do PPGD e da Cátedra na Unilasalle, o engajamento da universidade na questão dos deslocamentos forçados de pessoas é um dever institucional. “Nosso compromisso não é de hoje, Nós também possuímos representação junto ao Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul, além de participarmos da Equipe Migrante Canoas, que trabalha para a organização de um Conselho Municipal de Imigrantes, além de inúmeras outras ações que realizamos em apoio aos imigrantes. Com o convênio, queremos ampliar a divulgação da temática para atores locais, servindo como catalisadores para a sensibilização sobre a pauta”, destaca Miranda. A Cátedra ainda deve envolver setores da gestão municipal de Canoas, como a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial e Imigrantes, entre outras organizações e associações, como o Centro Socioeducacional Assunta Marchetti, a Defensoria Pública da União e a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF). “Nosso objetivo é criar e fortalecer uma rede regional de apoio ao imigrante, atenta às necessidades da população em situação de deslocamento forçado”, salienta o professor.

Novo programa da Unilasalle apoia refugiados com parceria da ONU: O que diz o o reitor da Unilasalle

Para o reitor da Unilasalle, Prof. Dr. Irmão Cledes Antonio Casagrande, o envolvimento das universidades em todo o Brasil com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello é fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços. “A Unilasalle assume junto à Acnur o compromisso de contribuir com o poder público na resolução dessa crise humanitária, mais do que identificando os problemas, criando as soluções adequadas. Trata-se de uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica. Queremos fazer com que essas pessoas se sintam acolhidas pela universidade e que reconheçam o nosso compromisso com esse tema”, reforça o reitor. 

De acordo com o Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente residem no Rio Grande do Sul 127.301 migrantes, refugiados e apátridas. O número equivale a 7,4% do total de migrantes internacionais no Brasil e representa 1,2% em relação à população geral do Estado. A maioria é de origem dos seguintes países: Uruguai, Venezuela, Haiti, Argentina, Senegal, Colômbia, Cuba, Portugal, Chile, Alemanha, Itália e Paraguai.

Conforme informações, a solenidade que marcou o lançamento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello também contou com a presença da representante adjunta da ACNUR no Brasil, Raquel Trabazo, incluindo outros membros da agência – a assistente de campo, Nicole Minvielle, a assistente de Relações Externas, Ana Gama, e o oficial associado de Relações Governamentais, Pablo Mattos. Além disso, representando a PADF, esteve presente a diretora Nacional do Programa Integrando Horizontes, Soraya Pessino da Rosa, além do chefe de gabinete da Reitoria da Unilasalle, Renaldo Vieira; do coordenador adjunto da graduação em Direito, Guilherme Barth; do professor do curso de Relações Internacionais, Fabrício Pontin; da líder da equipe do Centro Internacional de Hospitalidade da Unilasalle, Gabriela Pedroso; e da coordenadora da graduação em Relações Internacionais, Vanessa Prestes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!