A Secretaria Municipal de Educação de Canoas (SME) confirmou o calendário oficial do ano letivo de 2025. Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental retornarão às aulas na próxima segunda-feira (17). Inicialmente, as aulas retornariam na última quarta-feira (12), porém, em decorrência da onda de calor, o prazo foi adiado.
As equipes diretivas já voltaram ao trabalho no dia 3 de fevereiro, enquanto os professores retomaram as atividades na última segunda-feira (10), participando de acolhimento e formação dentro das próprias escolas.
LEIA MAIS:
- Veja como está o funcionamento da Trensurb nesta quinta
- Padrasto que estuprou enteados de 6 e 11 anos em Canoas é preso pela Polícia Civil
- Mais de 400 empresários não sacaram auxílio após enchente em Canoas; Entenda
Volta das aulas em Canoas: números
Até o momento, cerca de 39 mil estudantes já garantiram matrícula nas 83 escolas municipais e em 75 instituições parceiras de educação infantil. Desse total, aproximadamente 27 mil estudarão nas 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), 5 mil crianças frequentarão as 38 Escolas de Educação Infantil (EMEIs) da rede municipal, e mais de 7 mil estarão em entidades credenciadas.
A secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo, ressaltou o esforço para garantir que todas as unidades estejam prontas para receber os alunos. “Fizemos um mutirão de vistorias neste início de ano para avaliar a estrutura das 83 escolas e organizar a volta às aulas. Criamos três classificações – verde, amarelo e vermelho – para definir onde e como agir. A maioria ficou na categoria amarela, com pequenos ajustes necessários, enquanto algumas foram classificadas como vermelhas”, explicou Beth.

Ainda segundo a secretária, as escolas em estado crítico terão prioridade nas ações de manutenção. Até o início das aulas, todas as unidades estarão preparadas para receber os estudantes com segurança. A única exceção é a EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, que passou por reforma recente e aguarda laudo para retomada das atividades. Os alunos dessa escola já foram realocados para unidades próximas.
Segundo a SME, o recesso escolar de inverno para o Ensino Fundamental ocorrerá entre 21 de julho e 3 de agosto. Já para a Educação Infantil, será entre 21 e 27 de julho. O encerramento do ano letivo está previsto para 19 de dezembro.