As chuvas do final de semana acabaram com a situação crítica do Rio Gravataí. A captação de água, que estava proibida desde o inicio de fevereiro.
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), a marca na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gravataí, a marca alcançou 60 centímetros de sexta (14) para sábado (15). O aumento no nível é resultado das fortes chuvas que caíram na região ao longo do final de semana.
LEIA MAIS AQUI:
- MetSul prevê chuva volumosa nos próximos dias no Rio Grande do Sul
- Anvisa proíbe venda de 19 produtos de marca famosa
- CadÚnico garante mais de R$ 3 mil em benefícios; Veja como conseguir
Após chuva forte do final de semana, Rio Gravataí sai do estado crítico: Aumento do nível
O nível também subiu na ETA Alvorada. Por lá, o acréscimo chegou a de dez centímetros de um dia para o outro. Com o aumento do nível, as captações para irrigações de lavouras próximas estão liberadas.

Além disso, a SEMA informou que está realizando fiscalizações na bacia hidrográfica do Rio Gravataí. O motivo é evitar possíveis captações irregulares.
Situação no Rio dos Sinos
A falta de chuva também atinge o Rio dos Sinos. Por lá, a situação é de atenção. Em São Leopoldo e Campo Bom, por exemplo, o rio não chega a 2 metros. Já no ponto de captação da Comusa, em Novo Hamburgo, o nível está em 2,66 m.
No interior do Estado, rios como o Jacuí também subiram devido as chuvas dos últimos dias.