O forte temporal que atingiu áreas do Rio Grande do Sul no último domingo (17) derrubou a fachada de um atacado em Imbé. O município que fica no Litoral Norte registrou uma série de estragos.
De acordo com a Defesa Civil municipal, os estragos ainda estão sendo contabilizados. Porém, diversas casas e estabelecimentos comerciais estão destelhados. Além disso, diversos pontos estão sem energia elétrica (saiba a previsão abaixo).
Além disso, o município deverá decretar situação de emergência e suspendeu o retorno das aulas na rede municipal de ensino que estava previsto para ocorrer nesta segunda-feira (18).
Quando a luz volta?
Conforme a CEEE Equatorial, cerca de 70 ml clientes estão sem energia elétrica em cidades como Osório, Tramandaí, Viamão e Porto Alegre após o temporal que passou pelo Rio Grande do Sul. A previsão em Imbé, por exemplo, é que a normalização do serviço leve até três dias.
Após calorão, cidade do Rio Grande do Sul tem forte temporal com granizo

O calorão da tarde deste domingo (16) acabou em um forte temporal de granizo na cidade de Tavares, no Sul do Rio Grande do Sul. Além disso, há registros de chuvas acompanhadas de granizo em outras cidades gaúchas.
A chuva de granizo provocou estragos em Pelotas. De acordo com a Defesa Civil municipal, o forte temporal provocou estragos, principalmente, na área rural da cidade. Porém, ainda não há um levantamento dos estragos.
Mais cedo, a Defesa Civil alertou para risco meteorológico severo na Região Metropolitana de Porto Alegre (leia mais abaixo).
Defesa Civil alerta para tempo severo
No inicio da tarde deste domingo (16), a Defesa Civil emitiu alerta para risco de tempo severo na Região Metropolitana. Conforme o órgão, as prisão indica risco de tempestades isoladas, chuvas moderadas a fortes, descargas elétricas e rajadas de vento que podem variar de 60 a 80 km/h, com possibilidade de ultrapassarem 100 km/h em alguns locais.
Além disso, segundo a Defesa Civil, existe a possibilidade de granizo nas regiões da Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e partes da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Conforme o órgão, os volumes de chuva esperados variam entre 20 e 70 mm/dia, podendo alcançar até 90 mm/dia em áreas mais afetadas.
Por fim, o alerta para temporal no Rio Grannde do Sul vale até está próxima segunda-feira (17).